Turismo: Eleitas as sete maravilhas de Alfredo Chaves
Alfredo Chaves já tem suas sete maravilhas. Por meio de uma enquete, a prefeitura, com apoio de internautas, finalizou o projeto que escolheu sete atrativos para compor o novo roteiro turístico, as sete maravilhas de Alfredo Chaves. Fazem parte do novo roteiro três belas cachoeiras, uma igreja...
Publicado em 15/10/2013 08:21 - Atualizado em 15/10/2013 08:34
Alfredo Chaves já tem suas sete maravilhas. Por meio de uma enquete, a prefeitura, com apoio de internautas, finalizou o projeto que escolheu sete atrativos para compor o novo roteiro turístico, as sete maravilhas de Alfredo Chaves.
A enquete ficou disponível para votação durante duas semanas no site oficial do município. Os internautas puderam escolher entre 14 opções elencadas e mais curtidas na fan page da prefeitura. O novo roteiro turístico, de acordo com o prefeito Roberto Fiorin, terá ampla divulgação, folder e sinalização.
Fazem parte do novo roteiro três belas cachoeiras, uma igreja centenária, uma estação ferroviária, além de locais propicios para esportes de aventura ou mesmo para descanso.
A localidade de São Roque de Maravilha, muito conhecida por abrigar linda cachoeiras e pelo bucolismo, foi eleita em primeiro lugar, seguida da Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde, a maior em queda livre do Estado.
Foram eleitas: São Roque de Maravilha; Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde; Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui; Estação Ferroviária de Mathilde; Igreja de Sagrada Família; Rampa de Voo Livre, em Cachoeira Alta e a Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá.
Atrativos eleitos e o percentual de votação:
1- São Roque de Maravilha (19,04%)– Um lugar abençoado pela beleza natural, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d’água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e para contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.
2- Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde (17,88%)– uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões-postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região.
3- Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui (12,46%)– com duas belas quedas d’águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio a mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.
4- Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família (7,40%) -A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção.A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura de suas paredes até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede.
5- Estação Ferroviária de Mathilde (7,93%)– Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município. Distante 18 km da sede.
6- Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta(6,8%) – uma das mais famosas do Brasil, recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. Ainda, a rampa forma um belo mirante, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.
7- Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá(6,3%) – Águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.
8- Túnel de Matilde (5,29%);
9- Pedra do Gururu, na sede (3,70%);
10- Capela de São Roque, em Quarto Território (3,70%)
11- Cachoeira Iracema (entre Carolina e São Bento de Urânia (3,17%)
12- Cachoeira Daróz, em Carolina (2,64%);
13- Conventinho da Penha, em Carolina (2,64%)
14- Ilha Quente-Frio, na sede (1,05%)
1- Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde.
|
2- Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui.
|
3- Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta.
|
4- Estação Ferroviária de Mathilde.
|
5- São Roque de Maravilha
|
6- Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá.
|
7- Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família.
|
por Dirceu Cetto