Pousadas de Alfredo Chaves apostam em sustentabilidade
Quando o assunto é sustentabilidade, duas pousadas de Alfredo Chaves saem na frente. Há alguns anos os empreendimentos, que ficam na localidade de Carolina, no interior do município, apostaram na produção de energia e no tratamento de esgoto.
Publicado em 08/05/2015 08:00 - Atualizado em 07/05/2015 10:26
Vale das Cachoeiras: produção de energia solar e tratamento de esgoto.
Águas de Pinon: 50% da energia é produzida na propriedade.
Sistema biológico de tratamento de esgoto na Pousada Vale das Cachoeiras.
Cachoeira do Pinon, local onde é captada água para produção de energia.
Quando o assunto é sustentabilidade, duas pousadas de Alfredo Chaves saem na frente. Há alguns anos os empreendimentos, que ficam na localidade de Carolina, no interior do município, apostaram na produção de energia e no tratamento de esgoto.
Os proprietários da Pousada Vale das Cachoeiras investiram no tratamento dos dejetos produzidos pelos hóspedes e pela própria família. Há oito nos o empreendedor Cinésio Pin, 50, usou parte do seu lucro na garantia de um futuro melhor para seus filhos e na sustentabilidade da pousada. “Temos que pensar no nosso futuro e como vamos deixar o planeta para nossos filhos”, disse.
A pousada conta com 35 apartamentos, comportando cerca de 120 pessoas, e todo o esgoto é coletado e transportado para um local onde é tratado biologicamente. Depois de limpo é lançado ao meio ambiente sem perigo de contaminação.
Também, no empreendimento, todos os chuveiros e banheiras de hidromassagem dos apartamentos e chalés são abastecidos com energia solar, fabricada na própria pousada. “As tecnologias para isso que estamos fazendo são caras, mas teremos benefícios e economia depois”, disse Pin.
Já a Pousada Águas de Pinon, da família do senhor Roque Pinon, fabrica a sua própria energia, que abastece cerca de 50% do consumo diário. “Em períodos de muita chuva conseguimos superar isso”, conta a filha do proprietário, Mariele Pin.
Com a abundância de água, de um rio que passa pelas dependências da propriedade, a família investiu na produção da energia com a força das águas. Com isso, os donos têm grande economia com a conta no final do mês. Outra novidade no empreendimento é a energia solar, fabricada para atender parte dos chalés.
“Produzimos energia limpa, com isso economizamos e ajudamos o nosso meio ambiente”, conta Roque.


por Dirceu Cetto | Foto: Secom PMAC