Alfredo Chaves agora pertence a Rota das Montanhas Capixabas
A mudança no Mapa do Turismo é importante para a identificação das necessidades e investimentos no setor.
Publicado em 31/03/2022 11:18 - Atualizado em 31/03/2022 13:08
São Roque de Maravilha - Distrito de Matilde
Com a atualização do novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado na segunda-feira (28), pelo Ministério do Turismo, Alfredo Chaves sai da rota da Região da Costa e da Imigração e passa a pertencer a das Montanhas Capixabas. A conquista foi matéria no jornal A Tribuna desta quarta-feira (30), que dentre as informações destacou Alfredo Chaves como único município capixaba que mudou de rota turística e evidenciando ainda que a mudança no mapa é importante para a identificação das necessidades de investimentos para o setor.
“Essa mudança é muito importante, porque sendo o município conhecido pelas suas belezas naturais e atrativos turísticos, nos oportuniza a estar mais próximos das regiões de montanhas renomadas pelas atividades turísticas já desenvolvidas", afirmou Ricardo Nascimento, secretário Municipal de Cultura e Turismo de Alfredo Chaves.
Leandro Carnielli, presidente do Montanhas Capixabas Comention, empresa sem fins lucrativos que administra a região a qual Alfredo Chaves agora faz parte, comemora. "O município tem mais semelhança com a nossa região. Tem de andar todo mundo junto, do contrário, não chegamos a lugar algum”, ressalta.
A conquista da nova identidade turística alfredense foi também reconhecida pela secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro. “Parabenizo o resultado alcançado, fruto de um trabalho de conscientização e mobilização dos gestores, que perceberam o valor do turismo como oportunidade de incremento da economia nos municípios, usufruindo do conjunto de ações de investimentos direcionadas a suas cidades”, elogiou.
Mapa do Turismo: divulgado a cada dois anos, é um instrumento que reúne as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento. Reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
por Luziane de Souza